Ubiqua | Voltar ao Início

Campanha Setembro Amarelo: “o diálogo busca salvar vidas”, diz psicóloga Evelyne no Nestatim

Campanha Setembro Amarelo: “o diálogo busca salvar vidas”, diz psicóloga Evelyne no Nestatim
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial que foca na prevenção do suicídio e que acontece desde 2015. Considerado ainda por muitos como um tabu, o suicídio é uma tragédia que deixa marca para familiares, amigos e para toda a sociedade. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Campanhas como o Setembro Amarelo ajudam a trazer debates e reflexões sobre esse tema para desmitificar e conscientizar as pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos.

A psicóloga Evelyne Carvalho afirma que a campanha do Setembro Amarelo consegue alcançar mais pessoas, ajudando na conscientização sobre o suicídio. “O setembro amarelo vem com uma opção mais ampla porque ele consegue alcançar vários meios de mídias, espaços inéditos, digamos assim, de discussão da preservação da vida, de prevenção do suicídio, espaços públicos, privados”, frisa.

Evelyne Carvalho diz ainda que falar sobre a temática de suicídio não é uma forma de incentivar, mas sim de salvar vidas. “Legitimar que falar de suicídio não é incentivar ninguém. ‘Ah, a pessoa tá assistindo e pode se motivar!’. Não, pelo contrário. O que o diálogo a respeito em todo setembro, em todo ano, ele busca salvar vidas de fato, preservar vidas”, ressalta.

A psicóloga Amanda Beatriz destacou alguns sinais que pessoas com intenções de cometer suicídio podem apresentar. “Pessoas que tem aquela ideação, às vezes elas apresentam umas frases como ‘Eu preferia não existir!’, ‘Que vontade de dormir e não acordar mais!’, ‘Eu não sirvo para nada!’, ‘ Se eu não existisse, talvez não estaria passando por isso!’, são algumas que a gente pode estar prestando atenção”, destaca.

O programa Nestantim discutiu sobre o Setembro Amarelo em seu último programa. Você pode acompanhar na íntegra na TV Nestante, canal do Instituto Ubíqua no YouTube.

Procure auxílio de um profissional de saúde caso precise de ajuda para saúde mental. O Centro de Valorização da Vida- CVV também está disponível para atendimento e apoio emocional por meio do telefone 188.

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, histórias de sucesso e vídeos! Cadastre-se agora mesmo!


 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Campanha Setembro Amarelo: “o diálogo busca salvar vidas”, diz psicóloga Evelyne no Nestatim

Enviando Comentário Fechar :/