Curso Repórter Digital forma jovens do semiárido para produção de recursos multimidiáticos
16/02/2021 16h49

Gerlene Freire é técnica em agropecuária e define o curso de Repórter Digital como algo que impactou sua vida. “O curso foi algo fantástico, foi além do esperado, mexeu com nossa parte emocional, com nossos saberes e nos fez pessoas mais humanas, pessoas mais pensantes e atuantes. Esse curso foi uma das melhores experiências vivida ao longo dessa pandemia”.
A Gerlene faz parte do grupo de 60 jovens do Piauí, Ceará e Bahia que participou da primeira turma do curso Repórter Digital. O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para produzir, com ética e responsabilidade social, recursos de comunicação multimidiáticos.
Essa edição foi totalmente no ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Ubíqua e teve duração de 4 meses, de julho a outubro de 2020. Os profissionais de comunicação social formados estão preparados para atuar na produção de conteúdo comunicacional para o espaço digital web e mobile.
Os (as) repórteres passaram por módulos que abordaram o impacto da internet nas comunicações, comunicação nos projetos sociais, novo mundo no trabalho do Brasil, técnicas de reportagem multimídia, produção de vídeos para internet, produção de podcast, como fazer transmissão ao vivo no YouTube e jornalismo de dados: evidências contra as fake news.
Graciele Barroso, vice-presidente do Instituto Ubíqua, destaca que o curso visa que jovens possam se apropriar das novas tecnologias digitais para transformar o seu entorno. “Nós acreditamos que a conexão digital deve favorecer a conexão humana, e a nossa formação também vai nesse sentido. Que nossos alunos e alunas possam utilizar essas novas ferramentas comunicacionais como forma de alcançar o outro, mobilizar e gerar engajamento para as suas causas e de suas comunidades”, explica Graciele.
A metodologia adotada no curso foi o Saber ouvir, Saber falar e Saber mobilizar dentro do ciclo pedagógico, ambos desenvolvidos pelo Instituto Ubíqua. O ciclo tem 5 etapas: aulas em vídeo, material de apoio didático, desafio, devolutiva e aulas telepresenciais. Os (as) participantes foram avaliados (as) pela sua evolução no decorrer do curso e não por meio de notas.
A transformatura foi realizada no mês de novembro. A turma produziu e apresentou três edições especiais do programa Compartilhe Soluções, onde foram mostrados conteúdos relacionados com as comunidades dos (as) jovens. Os programas especiais e a solenidade de transformatura estão disponíveis no canal da TV Nestante no YouTube.
A Gerlene Freire já está utilizando as ferramentas digitais no seu trabalho. “Como eu trabalho como extensionista na empresa da EMATERCE, o meu público são agricultores, então, eu sempre preciso me comunicar com eles através de card e com o curso aprendi a atualizar essas ferramentas melhor”, finaliza a agora repórter digital.
O curso Repórter Digital é uma realização do Instituto Ubíqua, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados (AKSAAM), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Brücke • Le pont da Suíça, em parceria com o Projeto Viva o Semiárido do Piauí, Instituto Paulo Freire do Ceará e Pró-Semiárido da Bahia.
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