IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza II etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede em Picos – PI
25/02/2019 08h41

Nesse sábado (23), o IComradio, através do projeto Jovens Radialistas do semiárido realizou a II etapa do curso de Produção Audiovisual e Atuação em Rede na cidade de Picos – PI. O curso é fruto de uma parceria com Projeto Viva o Semiárido (PVSA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Brücke Le pont.
O curso foi realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Picos e contou com a participação de representantes do IComradio, do projeto Viva o Semiárido, além de jovens de diversas localidades como Francisco Santos, Campo Grande, Itainópolis, Aroazes, São Julião, dentre outras.
A formação visa capacitar jovens moradores das áreas de incidência do projeto Viva o Semiárido em produção audiovisual e atuação em rede, para que eles possam identificar causas relacionadas a grandes temas nas suas comunidades, seja elas boas práticas ou problemas a solucionar, tornando essas cousas de poucos em causas de muitos, estimulando o protagonismo jovens e gerando informações que possam ser usadas como subsídios para a elaboração ou monitoramento de políticas públicas de convivência com o semiárido.
Para a criações dessas cousas os jovens estão utilizando o aplicativo Nestante, que é um aplicativo para smartphone e uma plataforma web, voltada para a coleta, monitoramento e sistematização de causas relacionadas aos semiárido piauiense.
Segundo José Manoel de Oliveira (Zezé), membro da equipe de coordenação do projeto Viva o Semiárido, a capacitação, aliada ao aplicativo Nestante tem se mostrado uma excelente ferramenta para dar maior visibilidade as ações do projeto e outras pessoas que não participaram da capacitação se mostram interessadas no uso do aplicativo.
“[...] a gente tem uma conversa muito grande com as comunidades rurais, com os projetos produtivos e eu tenho percebido que o aplicativo Nestante, juntamente com o trabalho do IComradio vai contribuir demais com o processo de divulgação das nossas ações, do nosso trabalho.
A gente percebe que a imprensa tradicional tem certas limitações e tem também um perfil de atuação. O aplicativo Nestante vai contribuir demais para o trabalho do Viva o Semiárido, ele realmente tem uma visibilidade maior, ele pode atingir um público maior de pessoas e realmente contribuir com o processo educativo da juventude, das comunidades e fortalecer o processo organizativo [...].
A gente percebe a questão da amplitude, [...] pessoas que não estão envolvidas diretamente no aplicativo estão querendo ver como é que faz para se inserir. [...] Aí a gente tem que ver como é que vai se abrir espaço nesse aplicativo para que outras pessoas que não estão envolvidas diretamente na capacitação possam chegar e se inserir no uso do aplicativo”, ressaltou José Manoel.
Para Aparecida Silva, vice-presidente da associação de mulheres agricultoras de Itainópolis, o curso e o uso do aplicativo Nestante vão em muito contribuir para a divulgação dos projetos da sua comunidade, e até mesmo contribuir para a comercialização de produtos.
“O curso tem trazido muito conhecimento para mim levar para a minha comunidade e é uma forma de divulgar os nossos projetos. O uso do aplicativo vai melhorar as formas da gente divulgar e até mesmo de comercializar os nossos produtos. A troca de experiência também foi muito importante dentro do curso, pois a nossa comunidade trabalha de um jeito a outra já trabalha de outro e essa troca de experiências tem trazido muito conhecimento que a gente pode levar para as nossas comunidades”, ressaltou aparecida.
Já para Tandley José, da cidade de São Julião, o aplicativo e o curso sem mostram uma grande oportunidade para divulgar as potencialidades do município, além de compartilhar informações que possam solucionar os problemas de outras pessoas.
“Sou aluno do curso de produção audiovisual e atuação em rede, tenho 19 anos e vim aqui em busca de conhecimento para levar para a minha comunidade. Foi muito bom conhecer o aplicativo Nestante, onde lá nós aprendemos que podemos solucionar os problemas de outras pessoas, dando soluções e fazer com que nosso trabalho na comunidade seja expandido, chegando a mais pessoas.
Com o uso do aplicativo vai ficar mais fácil eu compartilhar soluções, compartilhar coisas da minha comunidade, fazer com que ela cresça e consiga alcançar mais pessoas”, concluiu Tandley.
O aplicativo Nestante foi criado pelo IComradio com o apoio do FIDA /SDR e Brücke Le pont da Suíça.
Nestante:
Palavra utilizada no idioma informal Piauiês. É uma contração da expressão “Nesse instante”. Remete à comunicação imediata, instantânea, rápida. Também é a solução rápida e efetiva de uma causa. É o jeito piauiense de dizer “online”.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza II etapa do curso de produção audiovisual e atuação em rede em Picos – PI