Instituto Comradio do Brasil | Voltar ao Início

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

22/10/2018 12h56

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Nos dias 20 e 21 de outubro o Projeto Jovens Radialistas realizou mais um módulo do curso técnico em Rádio e TV na cidade de Oeiras – PI. O módulo aconteceu na Casa da Merenda e foi ministrada pelo professor e técnico em audiovisual do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Picos, Cleber Cabral.

Nesse módulo os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos na área da fotografia, conhecendo a história da fotografia, técnicas de composição, os principais equipamentos usados na área, como lentes e flash, além de aprenderem técnicas de pós-produção de imagens.

Além da parte teórica os alunos puderam exercitar os conhecimentos aprendidos com práticas de fotografia, realizada tanto em ambiente interno como externo. Eles puderam ainda perceber a diferença em fotografar em um ambiente controlado como um estúdio ou uma sala de aula e realizar fotografias em externa, onde não se tem controle da luz ambiente.

Nas práticas de fotografia os alunos foram incentivados a valorizarem as belezas que o semiárido e mais especificamente a cidade de Oeiras possui, além de exercitarem a criatividade pela exploração de várias composições fotográficas tendo como cenário os monumentos do Centro Histórico de Oeiras – PI.

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

Para o aluno Edvaldo Pereira, o domínio da técnica é muito importante para fazermos nosso trabalho de forma mais eficiente e com mais qualidade, mas errar, aprender e trocar experiências com os outros colegas faz parte do processo de aprendizagem e acabam todos se empolgando com o novo conhecimento.

[..]

“Então o que eu aprendi no curso de um modo geral foi tratar a comunicação dentro dessa necessidade do aprendizado, mas também da necessidade do domínio de algumas técnicas que acabam otimizando o trabalho propriamente dito.

[...]

Eu acho que a parte prática envolve muito a gente através dos companheiros todos, no ponto de vista teórico você acaba interligando o que você já sabe com novos conteúdos, novas expressões. Mas eu acho que a parte prática acaba sendo um intercambio muito bacana entre todos, por que não só me dá oportunidade de fazer, mas também de aprende com os outros fazendo, aprender com os outros lidando com a nova informação, de errar e aprender juntos e de me empolgar.

Eu vi também outras pessoas empolgadíssimas em ver as outras pessoas fazendo e aí se lançaram, perderam o medo, perderam a timidez e ofereceram também um pouco do seu jeito de fazer e isso é muito bacana! “, ressaltou Edvaldo Pereira

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

Já para o aluno Gabriel Dias, o módulo lhe trouxe muitos conhecimentos novos sobre a operação do equipamento em si, mas também sobre iluminação.

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

“No módulo eu aprendi muitas coisas sobre como manusear uma máquina fotográfica, se a luz está alta ou baixa, vimos abertura do diafragma, velocidade do obturador e muitas outras coisas. Em relação a aula prática ela foi muito boa, pois nós pudemos aprofundar mais os nossos conhecimentos [...] e entender melhor como operar uma câmera”, afirmou Gabriel.

Segundo Josiana do Nascimento o módulo de fotografia contribuiu muito para aguçar a sua percepção, pensar mais a composição e valorizar o cenário com técnicas de fotografia. A mesma diz se sentir preparada para em breve atuar na área da fotografia.

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

“Amei o módulo [...] Foi muito importante para mim, eu tive outras visões sobre a fotografia, eu aprendi bastante. Então assim, no curso do IComradio eu pude melhorar essa visão sobre a fotografia e vi outros pontos onde posso está melhorando e daqui a uns dias eu já posso realmente está trabalhando com uma câmera fotográfica e isso me esclareceu mais, pelo fato de fazer uma foto e você gostar, então você já passa a ter mais gosto por aquilo.

A parte prática foi quando a gente foi para o campo, a visão que a gente pode ter é imensa, porque você olha para um lugar e você não valoriza, [...], mas quando você vai para a fotografia você tem uma visão que passa a valorizar e que lhe traz memórias, em fim são tantas coisas que você consegue captar naquele momento da prática que você não consegue largar aquilo, é algo muito bom e proveitoso”, enfatizou Josiane.  

O professor Cleber Cabral avalia o módulo de forma positiva, com a partição e empenho dos alunos na construção de belíssimos trabalhos de registros fotográficos.

IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

“Quero externar o meu mais sincero agradecimento a todos que se envolveram na participação desse curso, no qual tive oportunidade de ministrar o módulo fotografia, envolvendo alguns eixos temáticos como: captação, edição e direção de imagem.

Em cada etapa realizada durante esses dias de aula, procurei de forma bem sistemática e dinâmica envolver não só a teoria, mas também a prática, através da mobilização dos conhecimentos prévios que eles tinham sobre fotografia, bem como aulas práticas e de campo com a utilização e manuseio da câmera, com a minha orientação finalizamos com a socialização e exposição através de slides  dos trabalhos realizados pelos alunos, na qual tiveram oportunidade de fazerem uma avalição qualitativa mediante as atividades realizadas no decorrer do curso,” concluiu Cleber.

O Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é realizado pelo IComradio e a BRÜCKE LE PONT da Suíça, em parceria com a Rádio Educadora Cristo Rei FM, Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude e a Diocese de Oeiras.

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES! Acompanhe artigos, histórias de sucesso e vídeos! Cadastre-se agora mesmo!


 
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 1
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 2
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 3
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 4
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 5
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 6
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 7
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 8
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 9
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 10
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 11
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 12
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 13
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 14
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 15
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 16
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 17
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 18
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 19
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 20
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 21
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 22
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 23
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 24
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 25
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 26
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 27
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 28
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 29
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 30
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 31
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 32
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 33
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 34
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 35
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 36
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 37
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 38
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 39
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 40
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 41
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 42
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 43
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 44
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 45
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 46
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 47
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 48
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 49
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 50
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 51
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 52
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 53
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 54
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 55
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 56
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 57
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 58
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 59
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 60
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 61
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 62
  • IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI  - Foto 63
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para IComradio através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Oeiras - PI

Enviando Comentário Fechar :/