Jovens do Semiárido utilizam tecnologia para compartilhar soluções
13/03/2019 12h26

O IComradio, através do projeto Jovens Radialistas do semiárido realizou a II etapa do curso de Produção Audiovisual e Atuação em Rede na cidade de Oeiras – PI, no dia 09 de março. O curso é fruto de uma parceria com Projeto Viva o Semiárido (PVSA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Brücke Le pont.
O curso foi realizado no auditório do Hotel Coqueiro Verde e contou com a participação de representantes do IComradio e de jovens das comunidades Belo Monte, Carnaíbas, Pitombeiras dentre outras.
A formação visa capacitar jovens moradores das áreas de incidência do projeto Viva o Semiárido em produção audiovisual e atuação em rede, para que eles possam identificar causas relacionadas a grandes temas nas suas comunidades, seja elas boas práticas ou problemas a solucionar, tornando essas causas de poucos em causas de muitos, estimulando o protagonismo jovens e gerando informações que possam ser usadas como subsídios para a elaboração ou monitoramento de políticas públicas de convivência com o semiárido.
Para a criações dessas causas os jovens estão utilizando o aplicativo Nestante, que é um aplicativo para smartphone e uma plataforma web, voltada para a coleta, monitoramento e sistematização de causas relacionadas aos semiárido piauiense.
Maria de Jessus
Para a jovem Maria de Jesus da comunidade Carnaíbas, município de Bela Vista do Piauí, o curso tem sido muito importante no incentivo ao trabalho coletivo e o aplicativo Nestante tem se mostrado uma excelente ferramenta para promover a interação entre as comunidades.
“[...] No decorrer desse curso, da I e da II etapa, aprendi muita coisa em relação ao trabalho coletivo, [...] atuação em rede, a postagem de boas práticas e também de alguns problemas e como fazer isso da forma certa no aplicativo Nestante [...]
Através do aplicativo a gente pode ver alguma coisa que é bem desenvolvida em alguma comunidade, como alguma atividade que a gente possa levar para a nossa, mostrar, conhecer e quem sabe também desenvolver. Esse aplicativo tá sendo muito importante para a troca de conhecimentos.
De modo geral eu acho que o uso do aplicativo vai mostrar a realidade que as vezes passa despercebida, na questão das boas atividades desenvolvidas e trazer mais essa questão da comunicação e o diálogo entre as comunidades [...]”, ressaltou Maria de Jesus.
Francisco Robert
Segundo o estudante Francisco Robert do povoado Pitombeira, município de Santa Rosa, o aprendizado obtido no curso tem sido bastante proveitoso e o aplicativo é uma eficiente ferramenta de comunicação levando as informações sobre os problemas a quem pode solucioná-los.
“Eu levo um aprendizado bastante interessante, [...] o auxilio que [o aplicativo] vai dá na minha comunidade, para quando a gente precisar divulgar algo de bom que tem acontecido lá, por exemplo quando tiver algum evento, alguma feira ou se tiver algum problema. Eu posso tá divulgando esse problema para que os órgãos responsáveis possam revolver mais rápido.
O Nestante é uma plataforma direta para solucionar os problemas da minha comunidade, é o meio mais rápido dessa informação chegar a essas pessoas que poderiam solucionar esses problemas”, afirmou Francisco.
Carlos Daniel
Já para o técnico agrícola Carlos Daniel, da comunidade Belo Monte, município de Oeiras-PI o curso e o aplicativo são excelentes formas de mostrar aquilo que existe de bom nas comunidades e promover a troca de informações entre os diferentes territórios.
“[...] Tá sendo muito bacana participar do curso, poder mostrar, divulgar o que tem na comunidade, fazendo essa interligação de comunidades dentro do território. O aplicativo vai ser uma forma de mostrar o que tá precisando na comunidade, algumas dificuldades que a gente tá tendo, para que outras pessoas vejam aquilo através da postagem e tentar solucionar o problema”, concluiu Carlos Daniel.
O aplicativo Nestante foi criado pelo IComradio em parceria com o projeto Viva o Semiárido (PVSA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Brücke Le pont.
Nestante:
Palavra utilizada no idioma informal Piauiês. É uma contração da expressão “Nesse instante”. Remete à comunicação imediata, instantânea, rápida. Também é a solução rápida e efetiva de uma causa. É o jeito piauiense de dizer “online”.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Jovens do Semiárido utilizam tecnologia para compartilhar soluções
Renato Martins
Ubíqua
Renato, vamos continuar trabalhando para formar jovens na área da comunicação e para mostrar o semiárido como um lugar de potencialidades!
Renato Martins
Ubíqua
Renato, as suas palavras nos inspiram a continuarmos sempre trabalhando e transformando vidas!