Organizações da Rede Ponte participam de oficina sobre Gestão do Conhecimento em Organizações Sociais
17/08/2018 08h47

Representantes das sete organizações que integram a Rede Ponte participaram nos dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Guadalupe em Teresina (PI), da formação: Gestão do Conhecimento em Organizações Sociais, oferecida pela organização suíça Brücke Le pont. O objetivo da oficina foi promover o intercâmbio de experiências entre as organizações parceiras, promovendo uma maior integração nos processos de Gestão do Conhecimento, além de levar as organizações a compreenderem a importância da Gestão do Conhecimento como estratégia para promover transformações sociais.
A oficina contou com a presença de gestores e equipes de projetos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas – Oeiras, Cáritas Teresina, Cáritas Regional, FUNACI, Fazenda da Paz e Instituto Comrádio do Brasil e foi coordenada pelos moderadores Arturo Jordán e Sérgio Cordioli.
Por meio da metodologia de processos participativos e construção conjunta de conhecimento, Arturo Jordán e Sérgio Cordioli incentivaram os representantes das organizações a repensarem as suas próprias ações e a construírem coletivamente o conceito de Gestão do Conhecimento, além de pensarem em soluções que podem ser comuns aos problemas encontrados nas outras organizações.
Para Sérgio Cordioli, o intercâmbio de informações é muito enriquecedor, pois uma instituição sempre pode aprender com a outra. “Temos aqui organizações com mais de 60 anos, outras mais jovens. Porém todas tem algo a aprender. A experiência de uma pode ser o ponto fraco da outra e assim nos fortalecemos”, ressaltou.
Além de repensar as ações cotidianas, os gestores e equipes técnicas das organizações foram sensibilizados para produzirem artigos, livros, revistas e diversos outros documentos que possam contribuir com a melhoraria do processo de gestão do conhecimento. Além dos vários materiais produzidos durante a oficina, as organizações assumiram o compromisso de produzir a primeira edição da revista Aponte.
A revista se propõe a disseminar experiências relacionadas ao trabalho digno e as ações desenvolvidas pelas instituições que compõem a Rede Ponte.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Organizações da Rede Ponte participam de oficina sobre Gestão do Conhecimento em Organizações Sociais