Projeto de Vida será a disciplina aplicada através do Educar Nestante
02/02/2022 17h17

Disciplina é um meio de o estudante exercer sua cidadania e tomar suas decisões
A nova Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio agregou disciplinas e itinerários formativos para as escolas. O Projeto Educar Nestante, anteriormente tinha suscitado trabalhar com a disciplina “Tecnologia e Informação”, mas em reunião do dia 31 de janeiro foi informado pela equipe da Seduc e pelo coordenador pedagógico do Projeto Fabio Medeiros que a disciplina teria sido retirada do currículo. Tendo sido de comum acordo a opção por trabalhar a disciplina Projeto de Vida.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, documento que estipula o conteúdo e as habilidades que devem ser desenvolvidas pelas escolas) prevê a disciplina "Projeto de Vida" como um meio de o estudante exercer sua cidadania e tomar suas decisões com “liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, por meio de três pilares: o pessoal (aprender a lidar com os próprios sentimentos, respeitar seus limites, descobrir sua identidade, detectar suas principais habilidades e dificuldades, traçar seus desejos); o social (refletir sobre sua relação com familiares e colegas, pensar em formas de ajudar a comunidade, entender a realidade do seu entorno); o profissional (escolher por qual itinerário formativo vai optar ao longo do ensino médio, decidir se quer fazer faculdade ou curso técnico, pensar em uma carreira para o futuro).
“Tínhamos engatilhado a disciplina de “Tecnologia e Informação”, mas a mesma acabou saindo da base do curriculum comum e por meio de reunião e dialogo chegamos a esta disciplina que também tem toda a importância para os jovens, pois vai ajudar a trilhar o caminho e tornar suas escolhas mais assertivas”, comentou o presidente da Ubíqua, Jessé Barbosa.
A coordenadora de ensino e aprendizagem da Seduc, Maria José Moura, destacou a importância dessa disciplina, em especial para os jovens que estão no semiárido piauiense, que é o território em que está inserido o projeto. “É preciso acolher e valorizar as diversidades de saberes, além de estimular uma reflexão sobre o futuro de cada um dos alunos. Eles vão aprender a conhecer sua realidade e a se conhecer melhor. Devem pensar nos seus sonhos, nos seus objetivos e principalmente em como concretizá-los”, afirma.
No novo ensino médio, cada estudante poderá montar sua grade curricular, escolhendo as áreas nas quais se aprofundará. A intenção é que sejam três anos de estudo com: conhecimentos básicos de cada disciplina (1.200 horas) + conteúdos focados nos objetivos pessoais e profissionais dos alunos (600 horas). O “Projeto de Vida” utilizando a plataforma Educar Nestante vai integrar um dos itinerários formativos.
Veja Também:
Artigos Relacionados




Olá, deixe seu comentário para Projeto de Vida será a disciplina aplicada através do Educar Nestante