Ubiqua | Voltar ao Início

Juventude Conectada

O projeto Juventude Conectada (#conectados) surgiu em 2014, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), em parceria com o Instituto Ubiqua, com objetivo de aproximar dos jovens o tema prevenção às drogas, através das mídias sociais, promovendo e ampliando o debate sobre este tema na internet, no rádio e na TV. As redes sociais na internet já se transformaram na principal forma de interação entre os jovens, ou seja, é o lugar mais adequado para mobilizar as vontades do público.

Juventude Conectada

A metodologia pode ser aplicada a qualquer tema, no entanto diante do aumento da violência na cidade de Teresina, acompanhada pelo aumento no número de jovens usuários de drogas, resolveu-se, juntamente com a SEMJUV explorar o tema prevenção às drogas no projeto piloto. Na avaliação do piloto constatou-se que é necessário manter o foco neste tema, ampliando as ações.

Durante pesquisa realizada em 2015, foi constatado que 36% dos jovens teresinenses preferem as redes sociais para interagir com os amigos, 74% deles utilizam o facebook, 44% chegam a passar até 3 horas por dia conectados, e 53% utilizam o celular como principal plataforma de acesso.

Juventude Conectada

Diante deste dado é possível perceber que as mídias sociais podem estimular ou prevenir, depende do uso que se faça delas. Isto vale para todos os meios de comunicação.

O lugar que o projeto quer explorar é o da prevenção, melhor ainda, é do estímulo à prevenção. Para isso propõem-se com as atividades do projeto trazer os jovens para o centro, pois são os protagonistas. Todas as ações são planejadas e executadas com eles, só faz sentido se o jovem conduzir o processo, afinal, o ponto de partida é um curso de produção para mídias sociais e o ponto de chegada é a construção de recursos de comunicação, envolvendo a internet (fanpages), o Rádio e a Televisão.

A princípio, o projeto pretendia atender 75 jovens dos bairros com maior índice de violência da cidade de Teresina, de acordo com o Estudo Descritivo dos Homicídios Dolosos ocorridos em Teresina no ano de 2013.

Juventude Conectada

Juventude Conectada

Avalie o conteúdo desta página!

Enviando Comentário Fechar :/