fbpx

Quer saber mais sobre o curso?

Participe de uma aula ao vivo com Sérgio Cordioli dia 11/12/2020.

A aula será pela plataforma Zoom com transmissão ao vivo pela TV Nestante no YouTube.

Cadastre-se no formulário ao lado para ser lembrado da aula e concorrer a bolsas.

Curso 100% on-line

O curso é 100% on-line, no ambiente virtual de aprendizagem da Ubíqua, com aulas em vídeos para você estudar quando e onde quiser.

Suporte e fórum exclusivo

Você não está só nessa caminhada! A nossa equipe pedagógica está pronta pra lhe ajudar na busca pelo conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Certificado de conclusão

Ao término do curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ubíqua/Sérgio Cordioli



Sobre o instrutor

Sérgio Cordioli é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Economia Rural. Atua desde 1990 como moderador / instrutor para processos participativos no Brasil, Alemanha e Angola, para organizações como UE, KfW, DGRV, PNUD, GFA, IP, CESO, GIZ, Banco Mundial, além de mais de 280 instituições públicas e privadas no Brasil, entre elas FINEP, Itaipu, SICOOB, SICREDI, Emater, OCB, Sebrae, Senar, Sescoop e ICMBio. Presta serviços através da sua empresa – Cordioli Moderação de Processos Participativos Ltda, com sede em Porto Alegre / RS.

No Brasil, iniciou sua atuação como moderador por meio da cooperação técnica Brasil – Alemanha, no Rio Grande do Sul, onde atuou como perito local. Desde então, moderou mais de 1600 eventos, acumulando variada experiência no trabalho com grupos e equipes nas áreas do cooperativismo, desenvolvimento organizacional, meio ambiente, turismo, agricultura e arranjos produtivos locais, com ênfase no planejamento participativo – estratégico e operacional, na elaboração e gestão de projetos e de capacitação.

Sua larga vivência nacional e internacional junto a instituições de destaque, o coloca com um dos moderadores mais completo e experiente do Brasil, preparado para mobilizar o conhecimento dos envolvidos e buscar o seu comprometimento para as ações e resultados, por meio de uma postura clara, objetiva e proativa nas propostas e decisões.

ASSISTA UMA AULA ESPECIAL, ONDE SÉRGIO CORDIOLI APRESENTA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

SERÃO DISPONIBILIZADAS 18 VIDEOAULAS E MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO NA PLATAFORMA

Contexto da moderação de processos participativos

AULA 01

Processo participativo

AULA 02

Construção conjunta

AULA 03

Problematização

AULA 04

Elementos de uma boa comunicação

AULA 05​

Visualização móvel

AULA 06

Diferentes formas para coleta e estruturação de ideias

AULA 07

Tempestade de ideias

AULA 08

Trabalho em pequenos grupos

AULA 09

Orientação para grupos de trabalho

AULA 10

Gestão do tempo e dos conflitos

AULA 11

Os 4 passos básicos de um evento participativo

AULA 12

Planejamento de um evento participativo

AULA 13

Organização de reuniões eficazes

AULA 14

O moderador de processos participativos

AULA 15

Moderador X especialista

AULA 16

A conduta e as virtude de um moderador

AULA 17

A visão do conjunto da moderação de processos participativos

AULA 18

OBJETIVOS DAS AULAS
TEMAOBJETVO
Contexto da moderação de processos participativosAbordagem inicial para contextualizar o desenvolvimento de um enfoque participativo de trabalho e compreender a sua relação com a moderação de processos participativos. Nesse painel busca-se compreender a relação da moderação com as demais áreas do conhecimento, entre elas a psicologia, pedagogia, antropologia, e a andragogia e a estreita relação existente entre elas 
Processo participativoEstabelecer a visão geral do processo de participação, abordando o seu fortalecimento, conceito, princípios, elementos e níveis de envolvimento. Deve-se perceber que a participação não é uma escolha, mas uma necessidade para a sustentabilidade de uma organização, projeto ou processo, justificando-se por si mesma. (obs. Irá uma das duas fotos, ajustadas) 
Construção conjuntaCompreender a dinâmica da participação e da construção colaborativa, sua importância e fundamentos e sua relação com a moderação e o moderador de processos participativos, além de uma visão geral dos instrumentos e suas diversas aplicações, concluindo com a busca pela autogestão, resultados desejados e os cuidados para manter sua essencialidade. 
ProblematizaçãoAbordagem sobre o que significa a problematização no trabalho do moderador e na mobilização do conhecimento e das experiências de um grupo. Aborda-se o conceito, objetivos, cuidados e as orientações para a formulação de perguntas-chave para dinamizar um processo colaborativo. 
Elementos de uma boa comunicaçãoAbordagem sobre alguns elementos que contribuem para uma boa comunicação do moderador em uma construção conjunta, entre eles falar e ouvir adequadamente, relacionamento e a empatia, atitudes e o ambiente em que se vai trabalhar. 
Visualização móvelAbordagem sobre a importância do uso dos recursos da visualização para a construção colaborativa. Será dado destaque para o uso da visualização móvel - indicações, vantagens do seu uso, elementos que integram o instrumento e as orientações para a correta aplicação. 
Diferentes formas para coleta e estruturação de ideiasProcura dar uma ideia geral sobre as diferentes formas de trabalhar / coletar o conhecimento endógeno de um grupo. Nesse primeiro momento serão apresentadas diversas formas de coletar e estruturar as ideias do grupo, abrindo o leque de possibilidades para se trabalhar com grupos e equipes. 
Tempestade de ideiasAprofundar a técnica da tempestade de ideias, abordando a dinâmica e o processo de coleta e estruturação de ideias, desde a apresentação da pergunta até a análise final do resultado da dinâmica, destacando cuidados com a postura e a organização das ideias e as alternativas de materiais existentes. 
Trabalho em pequenos gruposAbordagem sobre a dinâmica de trabalho com pequenos grupos e as orientações para o seu melhor desenvolvimento, desde pequenos até grandes eventos, buscando ampliar a participação e fortalecer os processos criativos de um grupo. Será abordado a decisão por trabalhar em pequenos grupos, critérios para a sua formação e as orientações para acompanhar a construção e apresentação dos resultados em plenária. 

Orientação para grupos de trabalho

 

Nessa abordagem serão detalhadas as recomendações para a realização do trabalho em pequenos grupos, com orientações para o processo de organização da dinâmica, com destaque especial para o momento da construção das ideias e propostas e sua socialização posterior em plenária. 
Gestão do tempo e dos conflitosAbordagem que busca despertar a atenção para dois temas que invariavelmente estarão presentes na rotina do moderador de processos participativos. De uma forma objetivo e suscinta busca-se abordar alguns pontos de atenção e das alternativas para a gestão ao longo dos eventos, desde a sua identificação, estratégias de controle e possíveis alternativas. 
Os 4 passos básicos de um evento participativoAbordagem sobre a lógica da estruturação de um evento e o detalhamento de cada uma das quatro etapas que devem ser observadas: animação / introdução, trabalho em grupos, socialização das ideias e propostas e a avaliação e encaminhamentos. Busca-se despertar para a necessidade de se perceber nos eventos, sejam grandes ou pequenos, a necessidade de estrutura, ritmo e harmonia no seu desenvolvimento. 
Planejamento de um evento participativoAbordagem com a tarefa de demonstrar a visão de processo e de ciclo do planejamento de um evento, avaliando desde os antecedentes, concepção inicial, definições precisas, organização da agenda e do roteiro e a documentação, encaminhamento e avaliação final. 
Organização de reuniões eficazesAbordagem sobre o desafio de tornar as reuniões mais bem organizadas, dirigidas e com maior efetividade nos seus resultados. Desenvolve-se uma reflexão das ações e cuidados que antecedem uma reunião, bem como aquelas que deverão ocorrer durante a após a sua conclusão, sempre relacionando com o papel do moderador de processos participativos e o roteiro e lista de checagem para as deferentes providências. 
O moderador de processos participativosAbordagem sobre o papel e a amplitude de atuação de um moderador de processos participativos. A abordagem será iniciada pelo papel do moderador e sua atuação ao longo do ciclo de um processo, desde a coordenação de momento de reflexão e desenho de cenários, bem como na construção de planos, programas, projetos e planos de ação, assim como na análise de risco, monitoramento, avaliação, capacitação, consultoria etc. 
Moderador X especialistaAbordagem sobre a organização da equipe de moderação e os respetivos papéis de cada um. Destaca-se a diferenciação entre a atuação e o papel do moderador em confronto com o de um especialista / técnico. Procura-se esclarecer como o moderador deverá atuar quando ele estiver na dupla função, sem que ocorra interferência no processo. 
A conduta e as virtude de um moderadorAbordagem para esclarecer sobre a conduta que deverá um moderador de processos participativos, bem somo sobre as suas virtudes em confronto com os pecados que devem ser evitados. Nessa abordagem deverá ser consolidada a visão holística da atuação do moderador, de modo que percebam a complexidade e os cuidados a serem tomados. 
A visão do conjunto da moderação de processos participativosEssa aula faz o fechamento do curso, buscando ampliar a visão geral do processo de moderação, buscando dar um destaque para a questão da postura e do comprometimento do moderador. Procura-se reforçar a ideia de que os instrumentos e processos são meios para que se busque o objetivo mais de consolidar a participação e o comprometimento das pessoas. 

8 AULAS TELEPRESENCIAIS COM SERGIO CORDIOLI, VIA PLATAFORMA ZOOM (AO VIVO), COM DURAÇÃO DE 2HORAS. PARA INTERAGIR, TIRAR DÚVIDAS E CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS.

EXEMPLAR (DIGITAL) DO LIVRO: Enfoque Participativo – Um Processo de Mudança DE SÉRGIO CORDIOLI (Cordioli, Sérgio. Porto Alegre, 2019. 252p. 2ª Edição).

AS AULAS TELEPRESENCIAIS SÃO DEFINIDAS DE ACORDO COM O SEGUINTE CRONOGRAMA:

CRONOGRAMA DAS AULAS TELEPRESENCIAIS

Encontros com o Sérgio Cordioli ao vivo, para interagir e tirar dúvidas.

ENCONTRO I 10.03.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre a participação nas diversas organizações, seus pecados e virtudes, além de possibilitar aos alunos uma visão sistêmica do processo de participação e de sustentabilidade.
ENCONTRO II 24.03.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre o uso da problematização, cuidados e o exercício de formulação de perguntas e a correspondente análise e crítica sobre as mesmas.
ENCONTRO III 14.04.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre os aspectos da comunicação, com destaque para a visualização móvel, cuidados para o seu uso e a correspondente análise e crítica sobre as aplicações possíveis.
ENCONTRO IV 28.04.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre as diferentes técnicas de coleta e estruturação de ideias e a aplicação prática, procurando esclarecer os cuidados, orientações e usos diferenciados que cada alternativa pode propiciar.
ENCONTRO V 12.05.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre a importância dessa dinâmica e os diferentes cuidados com o seu desenvolvimento, refletindo sobre o papel do moderador pela decisão do uso da ferramenta e seu papel ao longo da dinâmica.
ENCONTRO VI 26.05.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre os desafios para a organizações de eventos participativos e que resultem em decisões e ações, procurando reforçar os cuidados e o papel e as atribuições de um moderador ao longo de seu desenvolvimento.
ENCONTRO VII 09.06.2021 19h30 às 21h30 - Refletir sobre as diferentes técnicas de coleta e estruturação de ideias e a aplicação prática, procurando esclarecer os cuidados, orientações e usos diferenciados que cada alternativa pode propiciar.
ENCONTRO VIII 23.06.2021 19h30 às 21h30 - Abrir espaço para uma roda de conversa ampla sobre a atuação de um moderador, procurando reduzir as inquietudes e angustias dos alunos, bem como ajuda-los a desenhar seus próximos passos.

GARANTIA INCONDICIONAL DE 7 DIAS​

SE DENTRO DE 7 DIAS E COM MENOS DE 30% DE ACESSO, VOCÊ ACHAR QUE O CURSO NÃO É PRA VOCÊ, BASTA ENVIAR UM E-MAIL QUE DEVOLVEMOS 100% DO SEU DINHEIRO

PRÉ-VENDA

R$699
R$ 10X49,00
  • 01 lote até 15/01/2021
  • Download de material
  • Suporte e fórum exclusivo
  • Certificado de conclusão
  • Preço promocional
  • + Dois bónus exclusivos
Popular

COMPRA INDIVIDUAL

R$ 10X69,00
  • Download de material
  • Suporte e fórum exclusivo
  • Certificado de conclusão
  • + Dois bónus exclusivos

COMPRA EM GRUPO

R$ 10X39,00
  • Até 15/01/2021
  • Para grupos a partir de 10 pessoas
  • Download de material
  • Suporte e fórum exclusivo
  • Certificado de conclusão
  • + Dois bónus exclusivos

POLÍTICA DE BOLSA SOCIAL

Interessados/as em receber uma bolsa social (30%, 60% ou 90%) devem preencher o formulário socioeconômico entre 07.12.2020 e 07.01.2020. o resultado das bolsas dia 29.01.2021 no endereço eletrônico ubiqua.org.br/mpp

Prencha para concorrer a bolsas

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

PERGUNTAS FREQUENTES

Neste curso você vai refletir sobre a necessidade da mudança de comportamento e atitudes frente a sua equipe de trabalho, além de aprender técnicas, princípios e instrumentos que irão facilitar este desafio; 

Neste curso você vai desenvolver a capacidade de síntese para interpretar e sistematizar os conhecimentos e ideias gerados na sua organização; 

Neste curso você vai entender a necessidade e importância da existência de um moderador imparcial para orientar a concepção de processos participativos; 

Neste curso você vai atuar como moderador dos diferentes momentos de construção conjunta e documentar as decisões tomadas coletivamente.

Ao garantir a sua vaga no curso Moderação de Processos Participativos você terá 2 anos de acesso ilimitado ao curso, a todas as aulas, material de apoio e suporte especializado um a um. 

O curso está em pré-vendo e as aulas começam a serem liberadas a partir de 11/01/2021. Para evitar a sobrecarga ou acesso de informação os bônus vão ser liberados a partir do dia 01/03/2021.

Para dúvidas gerais, assuntos comerciais, dentre outros você pode mandar mensagem para o e-mail formacao@ubiqua.org.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (86) 99914-6776.

Para dúvidas relacionadas ao conteúdo, abaixo de cada aula existe um canal para você tirar dúvidas diretamente com o professor e com a nossa equipe pedagógica que está qualificada para lhe atender.

CNPJ: 06.965.698/0001-66 | TERMOS DE USO
E-mail: formacao@ubiqua.org.br | WhatsApp (86) 9 9914-6776