Instituto Comradio do Brasil | Voltar ao Início

Um Olhar para a Cidadania

O projeto Um Olhar para a Cidadania que acontece na periferia de Teresina-Piauí atua na formação de pessoas com deficiência visual para atuarem no rádio e na internet. A formação tem como ponto de partida as experiências que os alunos já possuem, sendo os cegos, peças fundamentais na própria formação da equipe de trabalho.

Nas primeiras aulas os cegos são incentivados a dizerem para a equipe de trabalho como querem ser tratados, como devem ser conduzidos, ajudando ainda na formatação da linguagem mais adequada ao processo de ensino-aprendizagem.

Um Olhar para a Cidadania

Beneficiário do projeto operando mesa de áudio

ASSISTA O VÍDEO DO PROJETO

Por meio do projeto Um Olhar para a Cidadania o Instituto Ubíqua desenvolveu e exportou a metodologia que agrega a aprendizagem da técnica do Rádio às necessidades das pessoas com deficiência visual. A metodologia chama-se: Meus Ouvidos são meus Olhos. Essa metodologia utiliza o som e técnicas do teatro como condutores do processo ensino-aprendizagem.

Além dos resultados subjetivos, como o resgate da cidadania e da autoestima dos participantes, registramos também as conquistas concretas como a ampliação do número de cegos atuando em rádios convencionais e na web e a ampliação das ações que visam dar visibilidade as questões relacionadas à deficiência visual, entre elas:

A montagem de uma emissora de radioweb dentro da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência em Teresina. Onde os cegos puderam entrevistar e cobrar dos representantes do poder público as suas demandas mais urgentes.

Montagem e manutenção da radioweb Nova Visão dentro da Associação dos Cegos e totalmente operada e coordenada por pessoas com deficiência visual, o estúdio é acessível, com mesa de áudio identificada em Braille, guias e computadores com software de leitura de tela que facilitam o manuseio.

Realização de eventos em formato Talk show nas escolas públicas e faculdades visando debater a mobilidade urbana, inclusiva e sustentável. Os eventos são coordenados pelos cegos e transmitidos, quanto há acesso à internet de qualidade, pela rádioweb.

Sugestão para o Ministério das comunicação do Canal do Cego, uma frequencia de rádio FM dedicada a audiodescrição nos cinemas. 

VEJA O VÍDEO

 

Criação de um canal de podcast para garantir a distribuição de todo o conteúdo de áudio produzido como resultado do Projeto para os programas de rádio, campanhas, entrevistas especiais, até os depoimentos deles.

O projeto conseguiu pautar temáticas relacionadas à acessibilidade e contribuir para a criação e efetivação de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, entre elas a efetivação da política pública “Selo Empresa Acessível”, executada pela Prefeitura de Teresina. Ainda dentro do projeto Um olhar para a Cidadania, foi criado o Movimento de Mulheres Cegas, uma organização que representa as mulheres cegas do Brasil nas suas demandas por trabalho e por políticas públicas voltadas para acessibilidade.

Criação da campanha "Todo dia é dia de olhar para a Cidadania" com personalidades locais alertando para a acessibilidade das pessoas com deficiência. 

O projeto ganhou inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio ARede por promover a acessibilidade na comunicação, e também é reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil.

Para a realização do projeto o Instituto Ubíqua contou com a colaboração de parceiros como o OI Futuro, Faculdade Santo Agostinho, SEID, CONADE e Rádio Pioneira AM 1150khz. O projeto foi executado entre 2011 e 2017 na cidade de Teresina-PI

Avalie o conteúdo desta página!

Enviando Comentário Fechar :/